quinta-feira, 3 de abril de 2014

Experimento na Pedagogia

No ano passado, fui agraciado com as aulas de "Metodologia do Ensino de Ciências" para o último ano da Pedagogia no Unifeb.

Conseguimos realizar vários trabalhos, como projetos de ciências, vídeos de experimentos, dentre outras coisas.

Apresento um vídeo, bem curto, de uma proposta de experimentos utilizando materiais de fácil acesso. Neste há dois experimentos, a Cromatografia e um sobre Tensão Superficial. A idéia deste vídeo foi exemplifica para a turma como se proceder para elaborar um vídeo de experimento.

Achei que o vídeo ficou legal e resolvi postar aqui para vocês. Este experimento pode ser realizado em sala de aula, supervisionado pelo professor e não utiliza materiais de alto custo nem de difícil acesso.

Procedimento:

Em um béquer ou um copo de 250 mL adicione uma pequena quantidade de etanol. No papel de filtro (pode ser o papel de filtro para café) faça um ponto com as cores de canetinha que desejar. Fixe em uma tampa de caneta de modo que o papel encoste no etanol mas não alcance a mancha de canetinha. É só esperar o resultado. Pode-se testar outros solventes (fase móvel) como solução de acetona, acetona:etanol, etanol:água.

Confiram o vídeo:


A cromatografia é um método físico-químico de separação. Ela está fundamentada na migração diferencial dos componentes de uma mistura, que ocorre devido a diferentes interações, entre duas fases imiscíveis, a fase móvel e a fase estacionária. A cromatografia em papel é uma técnica simples, utiliza pequena quantidade de amostra, tem boa resolução e aplica-se, de preferência, na separação e identificação de compostos polares como: antibióticos, ácidos orgânicos e íons metálicos.

A separação ou distribuição dos componentes de uma mistura, na cromatografia líquido-líquido em papel, relaciona-se com diferentes solubilidades relativas destes componentes, na fase móvel e fase estacionária. Os componentes menos solúveis na fase estacionária têm uma movimentação mais rápida ao longo do papel, enquanto que os mais solúveis na fase estacionária serão seletivamente retidos, tendo uma movimentação mais lenta A cromatografia em papel é muito útil para a separação e realização da análise qualitativa em função dos Rf , fatores de retenção, onde temos que:


Uma variação bastante interessante é usar pigmentos vegetais, como as diferentes cores de pimentões. Dá um resultado muito legal.

Com as canetinhas hidro color o resultado também é bem legal.
Resultado da cromatografia de tinta de caneta hidro color em papel
de filtro, usando etanol 96% como fase móvel
No caso do experimento da Explosão de Cores com o leite e os corantes de alimentos a história é outra!!
O que está acontecendo? Quando colocamos o corante na superfície do leite, eles não se misturara - cada corante formou uma mancha separada da outra. 

No momento que colocamos o detergente dentro das manchas, elas pareciam explodir! Este é um exemplo de como a tensão superficial age num líquido e como ela pode ser rompida pelo detergente.

A tensão superficial acontece porque as moléculas de leite na superfície sofrem uma grande atração entre elas. No interior do líquido, todas as moléculas do leite sofrem essas mesmas forças de atração, mas em todas as direções. As moléculas de leite na superfície sofrem a atração apenas das moléculas na horizontal e das outras que estão abaixo, já que em cima tem apenas ar. 

Como o número de moléculas se atraindo é menor, existe uma "compensação": uma força maior de atração acontece na superfície, formando quase uma "pele" acima do leite. É a chamada Tensão Superficial. O detergente consegue romper a tensão superficial e as cores explodem!

Referências:
- Amsei Junior, N.L., et al. Apostila de Química Geral e Experimental, UNIFEB, 2010
- http://www2.bioqmed.ufrj.br/ciencia/ExplosaoCores.htm, acesso em 04/04/2014

2 comentários:

  1. Gostei da tensão superficial, Pode fazer no experimento?

    ResponderExcluir
  2. muito legal, mas gostei mais do experimento da explosão de cores com o leite, muito bom.

    ResponderExcluir