segunda-feira, 31 de março de 2014

Reação do sódio metálico em água

Este experimento foi proposto pelos alunos de licenciatura em Química em um projeto chamado "Tema Livre". Dentro da disciplina de Química Geral e Experimental, conforme vamos seguindo nosso cronograma de experimentos, devidamente agendados, há um momento no semestre onde os alunos propõe um experimento para realizar no dia da aula experimental da disciplina, supervisionado pelo professor responsável.

Neste dia, as alunas Maristela e Leandra, propuseram fazer a reação do sódio metálico em água em uma escala um pouco maior que no laboratório.

Fizemos o experimento do lado e fora do laboratório, onde havia espaço suficiente para que não ocorresse nenhum acidente, visto que a reação de sódio em água é bastante violenta.

Você que é professor, tome muito cuidado com este experimento. Confiram o vídeo:


O sódio quando reage com água, forma gás hidrogênio e tem como sub-produto hidróxido de sódio, segundo a reação balanceada:


Esta reação é exotérmica, ou seja, libera uma grande quantidade de energia na forma de calor. Esta energia liberada é suficiente para iniciar uma segunda reação: a combustão do gás hidrogênio produzida. O resultado é a queima do hidrogênio, que se estiver confinado em ambiente fechado, ocorre a explosão. Abaixo mostra-se a combustão do gás hidrogênio, que também é uma reação exotérmica.


Bom é isso ai. Professor, se forem reproduzir este experimento na escola ou em laboratórios, tomem todas as medidas de segurança possíveis para que nenhum acidente ocorra.

Qualquer dúvida, entre em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário