domingo, 30 de março de 2014

Balão solar

Estava revirando uns arquivos antigos em meu notebook quando encontro vestígios de um experimento que realizamos "outdoor".
Certa vez, meu cunhado voltou de uma viagem à praia e me disse que por lá as pessoas lançavam diversos balões solares.
Quem não gosta de ver um objeto estranho voando pelos ares. Então resolvemos elaborar nosso balão solar.
Utilizamos diversos sacos de lixo preto (100 L) e fita adesiva. Montamos uma espécie de caixote. Foram exatamente 10 sacos pretos.
Para enchê-lo de ar, utilizamos um secador de cabelo que soprava ar na temperatura ambiente. Não utilizamos ar quente para enchê-lo.
Após preenchido com ar, lacramos a entrada com barbante e o expomos ao sol "de rachar mamona".
Confira o resultado, ao som de Coldplay:


O ar, sofre o fenômeno da dilatação e contração quando aquecido e resfriado, respectivamente. Ao aquecer uma determinada massa de gás ocorre a dilatação da mesma e em consequência ela fica menos densa, de modo que ela sobe para a superfície deixando o ar mais frio na parte de baixo, pois este é mais denso. 

A dilatação do ar é o princípio físico que explica o voo de um balão e o mesmo levanta voo do seguinte modo: no interior de um balão o ar é aquecido por meio de uma chama que sai de um bico de gás. Ao ser aquecido, o ar torna-se mais leve, ou seja, menos denso, e dessa forma ele sobe pressionando as paredes do balão, fazendo-o subir.

No caso do balão solar, o aquecimento do plástico preto absorve e retém uma maior quantidade de calor proveniente do sol. 

Ao subir, o balão vai encontra regiões mais frias o que provoca o aumento da densidade do gás no interior do balão fazendo-o descer e também, certa massa de ar vai se perdendo (esvaziando).

Tomem cuidado ao lançarem este tipo de balão. O ideal é em praias, campos ou locais abertos. No nosso caso, fomos atrás do balão para resgatá-lo evitando assim qualquer tipo de acidente. Felizmente ele caiu há uns 10 Km do lançamento, em uma área descampada.

Bom divertimento!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário