domingo, 30 de março de 2014

Explosão controlada de balão de hidrogênio

Neste experimento, realizado em sala de aula, no qual se trabalhava o conceito de reações exotérmicas (que liberam calor), foi proposto a combustão do gás hidrogênio.

É claro que reações químicas que produzem gás hidrogênio são perigosas para aqueles que não apresentam certo conhecimento em química. Para a produção de gás hidrogênio, usamos alumínio metálico com hidróxido de sódio e é claro que se as quantidades não forem adicionadas corretamente há riscos de graves acidentes. Por isso, não tentem isso em casa ou sem uma supervisão de quem conhece os riscos.

Após a produção de gás hidrogênio, este foi coletado em um balão de borracha (bexiga). Por ser menos denso do que o ar, o balão flutua.

De maneira controlada, explodimos o balão de hidrogênio, no qual se observa, além de um estouro "oco", uma bola de fogo.


A mistura ar-hidrogênio explodirá entre 4% e 75% de H2. A reação exotérmica pode ser representada pela seguinte equação química:


É necessário nesta demostração uso de alguns itens de segurança, como óculos de proteção. Em alguns casos, dependendo do tamanho do balão é necessário pedir aos expectadores que tampem os ouvidos e que é de responsabilidade do professor executar a demostração de forma mais segura possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário