sábado, 29 de março de 2014

Reação com bala de goma

Este experimento eu vi pela primeira vez em um vídeo do youtube e achei muito interessante. Então, como curioso que sou, resolvi reproduzí-lo utilizando o laboratório de Química do UNIFEB. O mais interessante foi que eu consegui encontrar o mesmo doce de gominha em formato de urso (Gummy Bear). 

A idéia é reagir a goma com clorato de potássio (KClO3) aquecido até a fusão em um tubo usado em bloco digestor, pois estes suportam aquecimento direto. Não se pode usar um tubo de vidro que não seja temperado. O vidro comum corre o risco de se quebrar e causar um acidente.

Confiram o vídeo:


O que acontece neste experimento é que ocorrem duas reações. A primeira reação é a decomposição do KClO3 e posterior fusão dos produtos formados, gerando assim, uma grande quantidade de gás oxigênio (O2):


O oxigênio que é gerado, atua como comburente na combustão da açúcar presente na goma. A reação de combustão é uma reação exotérmica, o que significa que libera energia, em forma de luz e calor:


O efeito final é a produção de uma luz no tom lilás e a emissão de grande quantidade de fumaça que tem cheiro de açúcar queimado.

Foi um experimento muito interessante de se realizar e é claro, tomando todos os cuidados para que nenhum acidente acontecesse!!

Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário