sábado, 29 de março de 2014

Um "borato" de chama




Assim como no experimento "Teste de Chama", a idéia deste á produzir uma chama colorida.  Assim, faz-se reagir o metanol (Cuidado, pois este é tóxico) com ácido bórico. Assim, o ácido bórico (H3BO3) reagem com o metanol  em presença do ácido sulfúrico (H2SO4) (Cuidado, corrosivo!!!) que atua como um catalisador para produzir um éster inorgânico chamado trimetilborato (CH3O)3B. O processo pode ser escrito segundo a equação:



O trimetilborato é um líquido de baixo ponto de ebulição (68-69 graus Celcius) e é altamente inflamável, podendo sua combustão ser facilmente iniciada por uma chama do bico de Bunsen. Uma chama verde intensa pode ser observada durante a combustão. Esta chama verde é característico de substâncias que contém átomos de boro, embora cobre e bário apresentem coloração verde quanto submetidos ao teste de chama, mas de tons diferentes.

O clima do experimento ficou mais legal quando apagaram-se as luzes!!! Deu um ar de "momento alquimia", relembrando os momentos áureos da Alquimia!!

Espero que tenham gostado!!

Abraços!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário